Seu filho pode te ajudar em casa!

 

Se você tem filhos pequenos provavelmente já deve ter pensado em como eles podem te ajudar nas tarefas de casa. No começo você pode até ficar em dúvida de qual é a atividade ideal para a idade do seu filho. É por esta razão que neste post queremos apresentar a Tabela Montessori, que estabelece tarefas de acordo com a faixa etária de cada criança. Saiba que há uma porção de coisas que seu filho pode aprender a fazer, de forma que estimule o desenvolvimento do pequeno e, claro, te ajude no dia a dia.

 

Porém, antes de passarmos a lista com várias tarefas, vamos destacar a importância das atividades para as crianças e para os pais.

 

Depois de bebê, as crianças precisam aprender a ajudar nas tarefas domésticas e a fazer certas atividades sozinhas. Quando as crianças auxiliam em casa, além de se sentirem mais valorizadas e criarem relações mais fortes com seus pais, também desenvolvem a compreensão da importância da unidade familiar.

Outro ponto essencial é que os pequenos que fazem tarefas começam a desenvolver melhor suas habilidades, capacidade motora e personalidade. No futuro, as chances de se tornarem adultos mais responsáveis, organizados e educados, é muito maior.

 

Os pais, por sua vez, têm a responsabilidade de supervisionar as atividades feitas pelos pequenos, assim como ajudar e, principalmente, participar. São eles que têm o papel fundamental de estimular os filhos, incentivando e elogiando o trabalho feito por eles.

 

Vamos então conhecer algumas tarefas que seu filho pode fazer?

 

A ideia principal é que os pequenos ganhem habilidades nas diversas fases da vida.

Vale ressaltar que a tabela é apenas uma sugestão. Cada criança é diferente uma da outra, portanto, as atividades podem ser adaptadas de acordo com o desenvolvimento e capacidade de cada um. Se você notar que seu filho não consegue realizar algum tipo de tarefa, não se preocupe. O essencial é estar perto dele, sempre estimulando e ensinando.